1. Ter conhecimento da constituição física do instrumento;
2. Conhecer os elementos básicos dos movimentos dos braços direito e
esquerdo;
3. Identificar auditivamente as cordas do Violino;
4. Reconhecer indicações simples de arcadas, afinação, ritmo e dinâmica;
5. Entender o significado da linguagem violinística (arcadas, detaché, talão,
ponta, etc.);
6. Dominar a 1a posição reconhecendo a dedilhação na mesma;
7. Utilizar o arco nas formas mais simples: usá-lo em metades ou inteiro com a arcada detaché; 8. Desenvolver noções musicais auditivas de caráter geral;
9. Saber executar a mudança de cordas;
10. Dominar as mudanças de direção do arco;
11. Executar exercícios simples de colocação de dedos e articulação;
12. Tocar escalas e arpejos com uma oitava em tonalidades simples;
14. Compreender o caráter da música através das obras em estudo.
METODOLOGIAS
1. As primeiras aulas com alunos iniciantes são dedicadas ao desenvolvimento de imagens auditivas musicais, através do estudo da notação musical, entoação de pequenos trechos musicais, conhecimento do instrumento e aprendizagem de formas elementares (básicas) de colocação e produção de som;
2. Durante as três/quatro primeiras semanas de aprendizagem, recomenda-se que o trabalho incida sobre o domínio das cordas soltas. Em paralelo com este trabalho, o aluno deve aprender os movimentos básicos dos dedos da mão esquerda, retirando o som dedilhado (pizzicato);
3. Após esta fase, é favorável começar o trabalhar sobre a arcada detaché, arcada essencial à aprendizagem de todas as outras arcadas:
3.1 Detaché: É o golpe de arco mais comum no repertório para violino. Cada nota corresponde a um novo movimento do arco, de direção contrária ao seu precedente. Pode ser executada com o arco todo ou, como é mais comum, na metade superior, podendo originar outros golpes através do aumento de pressão, forma de ataque e quantidade de arco gasta. Quanto mais rápida a velocidade do movimento, menor deverá ser parcela do arco usada;
3.2Legato: O legato pertence também aos golpes de arco mais utilizados. É uma sucessão de duas ou mais notas numa mesma direção do arco, sem interrupção do som. Não possui ponto de contato predeterminado e o maior desafio é combinar dedilhação com a mudança de corda e troca de direção.
4. Em conjunto com o desenvolvimento das formas básicas de colocação e os golpes do arco como detaché e legato, é muito importante trabalhar o desenvolvimento do ouvido interior do aluno, dedicando uma parte da aula ao canto do material estudado, tendo por objetivo conseguir uma entoação pura;
5. Posteriormente, e com o objetivo de desenvolver a capacidade de leitura de material musical (com o ajuda de ouvido interior), a evolução do ouvido interior continua a realizar-se da mesma forma, mas utilizando material mais complexo como base;
6. Desde o início do estudo, o aluno deve esforçar-se por conseguir transmitir cuidadosamente o texto do autor, ouvir a sua própria execução e cultivar a responsabilidade pela sua qualidade. O professor deve ajudar a potenciar uma atitude consciente do aluno, durante os estudos em casa, de modo a prevenir uma reprodução mecânica. Durante a aprendizagem de uma obra, é necessário familiarizar o aluno com a terminologia musical associada à dinâmica, ritmo e caráter da obra executada, explicando o seu significado.