Um projeto inovador que oferece às crianças uma experiência prática e divertida, onde adquirem conhecimentos de pensamento lógico, e aprendem a resolver problemas reais através de projetos completos, desde a pesquisa até à apresentação final.
Conteúdo: Desenvolvimento de projetos tecnológicos com kits LEGO, incluindo pesquisa, design, construção e apresentação.
Objetivos: Aplicar aprendizagens curriculares, estimular a criatividade, pensamento crítico, pensamento lógico e comunicação.
Recursosaimplementar: Kits LEGO, ferramentas de programação e prototipagem.
1.º CICLO
Uma competição criativa que eleva o conhecimento atual das crianças a outro nível, e desafia a desenvolverem projetos originais na plataforma Scratch, promovendo o pensamento lógico e criativo enquanto consolidam as aprendizagens curriculares de forma prática e divertida.
Conteúdo: Criação de projetos digitais (jogos, animações ou histórias) na plataforma Scratch, com foco na pesquisa, planeamento, programação e apresentação.
Objetivos: Consolidar aprendizagens curriculares, estimular a criatividade e o pensamento lógico, e desenvolver competências de programação e comunicação.
Recursosaimplementar: Plataforma Scratch, guião/storyboard, ferramentas de programação e testes/debugging.
2.º CICLO
Um desafio tecnológico para jovens entre os 10 e os 12 anos, que promove a criação de soluções inovadoras, reforçando o pensamento crítico e criativo, enquanto desenvolve competências tecnológicas e de trabalho em equipa, enquanto consolidam as aprendizagens curriculares de forma prática e divertida.
Conteúdo: Criação de soluções tecnológicas para desafios e problemas apresentados, passando por todas as etapas do desenvolvimento de um projeto, desde a pesquisa até à apresentação final.
Objetivos: Aplicar conhecimentos curriculares de forma prática, desenvolver competências tecnológicas, pensamento crítico, e trabalho em equipa.
Recursosaimplementar: Makecode Arcade, ferramentas de prototipagem, técnicas de brainstorming, testes e ajustes.
3.º CICLO
Vamos enfrentar desafios tecnológicos que incentivam alunos dos 12 aos 15 anos a desenvolver aplicações digitais para resolver problemas do mundo real, promovendo empreendedorismo, inovação e o pensamento crítico. Será uma primeira experiência com o mundo empresarial, através de desafios nacionais (parceria Universidade Nova IMS) e internacionais.
Conteúdo: Criação de soluções tecnológicas para desafios e problemas apresentados, passando por todas as etapas do desenvolvimento de um projeto, desde a pesquisa até à apresentação final.
Objetivos: Aplicar conhecimentos curriculares de forma prática, desenvolver competências tecnológicas, pensamento crítico, e trabalho em equipa.
Recursosa implementar: Makecode Arcade, ferramentas de prototipagem, técnicas de brainstorming, testes e ajustes.