Background Image

1.º Ciclo





O Projeto do 1.º ciclo

… é um Projeto INTEGRADO que privilegia a ARTICULAÇÃO e SEQUENCIALIDADE entre os vários ciclos de ensino existentes no Colégio Oriente.

Reconhecemos que a educação é um pilar fundamental no desenvolvimento do ser humano.  Assim, cada ano curricular vai ao encontro das fases de desenvolvimento das crianças, nutrindo a sua vida interior. Acreditamos que a escola deve cuidar das necessidades de cada criança, encorajando a criatividade e a liberdade de pensamento, por isso fomentamos relações de grande proximidade e afetividade com os nossos alunos. A nossa intenção no 1.º Ciclo é explorar as capacidades de cada criança, na sua individualidade e em comunidade, de forma a que se torne um adulto capaz de fazer escolhas conscientes e de encontrar o seu próprio caminho ao longo da vida.

image

Ofertas Complementares

Para além do currículo nacional, as ofertas complementares contribuem também para o enriquecimento da vida escolar do aluno, alargando as áreas de conhecimento e possibilitando a exploração de outros saberes. Todas as ofertas complementares são dadas por professores com formação específica na área.

As nossas Ofertas Complementares são:

 Inglês
 Iniciação à Programação
 Ciências Experimentais
 Educação Musical
 Educação Física

A oferta de Inglês no 1.º e 2.º anos dá continuidade ao trabalho desenvolvido na Educação Pré-Escolar, sendo introduzidas, gradualmente, estruturas gramaticais mais complexas e iniciando a compreensão e expressão escritas. Já no 3.º e 4.º anos, para além do cumprimento das matrizes curriculares do Ministério da Educação, são introduzidos conteúdos adicionais, tendo em vista a continuação de estudos no 2.º Ciclo do EB.

Acompanhando a evolução tecnológica e a necessidade do uso informado das tecnologias da informação, temos Iniciação à Programação. Aqui, também procuramos o desenvolvimento de competências ligadas à comunicação, colaboração, criatividade e pensamento crítico.

As Ciências Experimentais visam promover a literacia científica dos alunos e permitir-lhes explorar situações didáticas para o ensino das Ciências de base experimental através do aprofundamento e/ou reconstrução de conhecimento científico e curricular.

A Educação Musical é fundamental desde a infância, pois acreditamos que um percurso artístico sólido e o contacto com instrumentos musicais começa maioritariamente nos primeiros anos de escolaridade.

A Educação Física surge da necessidade de contrariarmos hábitos sedentários e combatermos a obesidade infantil, cada vez mais presente na infância, cultivando uma vida saudável baseada numa prática desportiva regular.